A Alvoteq já aderiu à pintura e ao tratamento nanocerâmico, leia a matéria abaixo e saiba mais!
Trata-se de um pré-tratamento e uma etapa indispensável para garantir a qualidade da pintura e do acabamento do produto final. Melhor adesão, melhoria da resistência à corrosão, combate à formação de bolhas e nivelamento impecável, além da redução da interação entre as diversas partes do revestimento, o que tornam o procedimento indispensável.
Uma das técnicas mais utilizada no Brasil atualmente é a fosfatização que, apesar de apresentar bons resultados para a proteção do material, libera subprodutos nocivos à saúde e ao ambiente. Por conta disso, novas tecnologias vêm sendo estudadas, desenvolvidas e aplicadas: uma delas é o pré-tratamento nanocerâmico, técnica que não contém metais pesados em sua formulação, é capaz de produzir excelentes resultados e vem ganhando cada vez mais espaço e utilização.
O que é e porque a Alvoteq utiliza o processo nanocerâmico
O processo nanocerâmico é uma nova geração de processos com aplicação de camadas protetivas que utiliza como base o zircônio e produtos químicos adicionais. Ao serem aplicados a substratos metálicos, esses produtos (ácido hexafluorzircônio) formam um óxido amorfo de zircônio com cerca de 20 a 80 nanômetros de espessura. A composição química das películas formadas pelo pré-tratamento nanocerâmico é significativamente diferente das coberturas oferecidas pelo fosfato de ferro e fosfato de zinco produzidos na fosfatização.
A aplicação do Processo Nanocerâmico se dá em cinco etapas: duas fases de reação química e três de lavagem. A última consiste na remoção do produto que não reagiu. O tratamento atinge performance similar aos outros métodos, mostrando-se altamente eficiente na manutenção da qualidade da tinta e na melhoria das propriedades de resistência à corrosão.
A principal diferença é que o tratamento nanocerâmico não produz subprodutos nocivos à saúde humana ou ao ambiente, apresentando resultados satisfatórios e alta resistência à corrosão.
Vantagens do Processo Nanocerâmico
Os processos de aplicação das camadas nanocerâmicas são mais curtos, limpos, simples e opera em temperaturas menores do que o de fosfatização. Também têm bom desempenho em todos os substratos de aço, zinco e alumínio, além de reduzirem de modo significativo o impacto ambiental. Simultaneamente, essa nova tecnologia atende todos os requisitos de desempenho de proteção contra a corrosão de substratos metálicos pintados.
A camada formada pelo pré-tratamento nanocerâmico é muito mais fina do que as de tecnologias mais antigas. Os subprodutos formados por esse novo método de reação de conversão de ferrugem não contém zinco, níquel, manganês ou fosfatos. Isto por que o pré-tratamento nanocerâmico é baseado em produtos químicos de zircônio, que não é considerado um metal pesado ou nocivo à saúde..
Todos esses benefícios combinados trazem significativas vantagens: processo de pré-tratamento menos nocivo à saúde, ao meio ambiente, mais simples e sem comprometer a qualidade.
Estabeleça parcerias com empresas conscientes, responsáveis e realmente preocupadas com o futuro das pessoas e do mundo!
Quer saber mais sobre nossos procedimentos e peças? Acompanhe nosso blog ou entre em contato!