A cidade mineira de Conceição do Mato Dentro, a 164 km de distância de Belo Horizonte, é palco de um projeto ambicioso e inédito no país: a Bikestation, primeira Estação de Mountain Bike do Brasil.
Idealizado por Antônio Gonçalves, o famoso Ticorico, o projeto para a primeira estação de mountain bike do país foi apresentado à prefeitura de Conceição do Mato Dentro em 2017. Em pouco tempo, formalizou-se na parceria entre a prefeitura e a mineradora Anglo American, que, após estudos de viabilidade, decidiu custear a empreitada.
A cidade, que já era conhecida como capital mineira do Ecoturismo, agora vai contar com uma estrutura semelhante a uma estação de esqui. A estação está dividida em três setores: urbano, dos atrativos naturais e o de alta montanha. Cada um terá um objetivo turístico, e a ideia é que todos se iniciem no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), local onde os ciclistas terão acesso a informações e tomadas para carregar seus equipamentos, todos com captação fotovoltaica – isto é, energia solar.
Durante o percurso, o ciclista terá acesso a informações importantes a respeito do percurso, como: perfil da trilha, tempo estimado para concluí-la, altimetria, grau de dificuldade e também informações sobre o pronto socorro mais próximo. E todas essas informações estarão disponíveis em português e inglês.
Há também outros pontos de energia com tomadas no decorrer das trilhas. Assim, a falta de bateria não será um problema, o que dá muito mais segurança a quem se aventurar pela estação. Além disso, há pontos de “bike wash”, em que os ciclistas poderão lavar suas bikes ao final dos pedais.
E o mais interessante do projeto é que o acesso é gratuito a todos os visitantes. Isso significa que não apenas os ciclistas terão maior infraestrutura para os pedais na área, mas o turismo da região também será movimentado com o funcionamento da Bikestation. Isso representará um incentivo constante a um desenvolvimento sustentável.