A implantação de ciclovias sempre gera certa apreensão a comerciantes da região que será afetada. Grande parte deles tem a impressão de que sua clientela chega até seu estabelecimento majoritariamente de carro. Por isso, acreditam que a maior circulação de carros seja benéfica ao seu negócio. Mas pesquisas têm mostrado o exato oposto disso.
Estudos realizados pelo Instituto WRI Brasil apontam que os ciclistas e pedestres movimentam muito mais o comércio do que se imaginava. Isso contradiz aquela impressão prévia dos próprios comerciantes. Foi constatado que de 60% e 70% – em alguns casos, perto de 80% – dos consumidores chega aos estabelecimentos a pé ou de bicicleta.
E não apenas isso: reduzir a circulação de carros e estimular a circulação de pedestres e ciclistas tende a aumentar o lucro do comércio. Isso porque essas formas de transporte favorecem, a um só tempo, a percepção do comércio (as pessoas notam a existência das lojas) e o acesso a ele. Carros, em contrapartida, dificultam essa interação.
Em Nova Iorque, após a implantação de um projeto de valorização do espaço público – que incluía ciclovias, canteiro e áreas de segurança para pedestres –, o aumento de vendas no comércio local foi progressivo e chegou a 102% no terceiro ano. Os dados são de um levantamento feito pelo Departamento de Transportes da Cidade de Nova Iorque.
Áreas inteiras podem ser revitalizadas quando a circulação de pessoas é facilitada. Em diversas cidades, como São Francisco e Portland, os comerciantes relatam efeitos positivos nas vendas. Além disso, em Minneapolis (EUA), a proximidade de ciclovias aumenta o valor dos imóveis.
Todos podem ser beneficiados com projetos que visem a segurança e comodidade de todas as pessoas. Mas, para isso, é necessário que haja um estudo sério fundamentando esses projetos, que devem levar em consideração variáveis locais, a partir das necessidades da população da região.